TEM NO YOUTUBE: Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) e Saúde do Trabalhador.

sábado, 7 de abril de 2018

Construindo um PPA (Programas de Preparação para Aposentadoria)

Fichamento:


O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: em sua dimensão educativa.

Isis Lira Basílio é autora deste conteúdo que aqui trazemos seus fragmentos.

Os Programas de Preparação para Aposentadoria: têm como objetivo propiciar espaços de informações e reflexão sobre esse marco na vida do trabalhador, que pode vir acompanhado de muitas expectativas e ansiedades.


CICLO PROFISSIONAL X CICLO DA VIDA


Compreender-se que esse desligamento do trabalho pode representar o encerramento de um ciclo profissional, mas não o da vida social, cultural, produtiva e afetiva.

Compreendemos que o envelhecimento e a aposentadoria, nem sempre são etapas tranquilas na vida do ser humano. No entanto, podem ser tornar menos prejudiciais quando há uma preparação, por se tratar da aposentadoria do trabalho e não da vida (BASÍLIO, 2016, p. 07)

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM P.P.A.

Avaliação Institucional: conhecimento do "território" institucional; conhecimento da estrutura/hierarquia, das relações que são facilitadoras ou barreiras para acolher o PPA.


Pesquisa Qualitativa para explorar as questões existentes:

  • conhecer o perfil dos aposentados do instituto;
  • conhecer as expectativas e demandas deles; e
  • entender as necessidades a partir das experiências (e dificuldades) dos funcionários já aposentados [foram convidados os servidores aposentados há mais de cinco anos (através do contracheque do mês anterior; convite; site; cartazes)] (BASÍLIO, 2016, p. 05)
Entrevista Grupal:
  • Onde foram abordadas 3 (três) questões: 
    1. Como vocês vivenciaram este período da aposentadoria? 
    2. Vocês acham que se tivessem participado de um programa como esse, a vivência da aposentadoria seria diferente?
    3. O ITAPREVI (instituição pesquisada pela autora) teria alguma contribuição a oferecer neste período? Como? (BASÍLIO, 2016, p. 05)
ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Após o resultado da pesquisa: adicionar e subtrair alguns dos temas; adaptar o formato do curso ao perfil dos servidores municipais (dos funcionários). (BASÍLIO, 2016, p. 05)

IMPLEMENTAÇÃO DO P.P.A.

O modelo do PPA: é informativo e reflexivo; a ordem das temáticas também seguirão este modelo informativo e reflexivo. Serão iniciados com os assuntos informativas e quando o grupo tiver mais afinidade serão trabalhados os temas reflexivos.  (BASÍLIO, 2016, p. 06)

ESTRUTURA DO PPA

No primeiro curso foi oferecida 30 (trinta) vagas, contando com as desistências, a turma fica entre 20 a 25 pessoas.

As aulas são quinzenais, com duração média de 3 horas e meia (13:30 às 17:00 horas) e em cada aula são apresentados 2 (dois) temas. (BASÍLIO, 2016, p. 05-06)

No curso são realizados 10 encontros que discutirão assuntos relacionados à aposentadoria apresentados pelos monitores do Programa e pela coordenação da equipe técnica, são eles (BASÍLIO, 2016, p. 05-06):

  1. Sensibilização – equipe interna 
  2. Aposentadoria: etapa de grandes possibilidades;
  3. Planejamento de vida;
  4. Lazer e tempo livre; 
  5. Atividades físicas e promoção da saúde; 
  6. Alimentação saudável e qualidade de vida; 
  7. Legislação, previdência e processo de aposentadoria; 
  8. Planejamento financeiro;
  9. Empreendedorismo; 
  10. Pensando o voluntariado;
  11. Lidando com emoções e sentimentos;
  12. Convivência familiar;
  13. Sexualidade e envelhecimento
  14. Cuidando da saúde na maturidade;
  15. Resgate de potencialidades (artes, músicas, teatro)
  16. Espiritualidade;
  17. Encerramento - equipe interna. 
  • No intuito de aproximar o grupo também será criado um grupo na rede social (facebook ou WhatsApp) (BASÍLIO, 2016, p. 05-06)


PARCERIAS PARA DESENVOLVER AS AÇÕES DO P.P.A.



Para realização deste trabalho contaram coma a participação:


  • Das secretarias municipais de saúde e educação: que cede alguns funcionários para palestrar
  • Com empresa privada: que presta assessoria ao instituto. 
  • A equipe interna: é composta com dois monitores fixos com formação em Serviço Social (BASÍLIO, 2016, p. 06)



MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO



Aplicação de um instrumento para avaliar cada módulo apresentado:


  • em relação, ao domínio da temática pelo palestrante, 
  • aplicabilidade, 
  • clareza e 
  • propostas de melhorias. (BASÍLIO, 2016, p. 07)

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Fonte:

BASÍLIO, Isis Lira. O Trabalho do Assistente Social no Regime Próprio de Previdência Social: em sua dimensão educativa. II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <http://www.cressrj.org.br/site/wp-content/uploads/2016/05/027.pdf>. Acessoem: 07 de abril de 2018.

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