Fichamento:
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA
SOCIAL: em sua dimensão educativa.
Isis Lira Basílio é autora deste conteúdo que aqui trazemos seus fragmentos.
Os Programas de Preparação para Aposentadoria: têm como objetivo propiciar espaços de informações e reflexão sobre esse marco na
vida do trabalhador, que pode vir acompanhado de muitas expectativas e ansiedades.
CICLO PROFISSIONAL X CICLO DA VIDA
Compreender-se que esse desligamento do trabalho pode representar o encerramento de um
ciclo profissional, mas não o da vida social, cultural, produtiva e afetiva.
Compreendemos que o envelhecimento e a aposentadoria, nem sempre são etapas tranquilas
na vida do ser humano. No entanto, podem ser tornar menos prejudiciais quando há uma
preparação, por se tratar da aposentadoria do trabalho e não da vida (BASÍLIO, 2016, p. 07)
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM P.P.A.
Avaliação Institucional: conhecimento do "território" institucional; conhecimento da estrutura/hierarquia, das relações que são facilitadoras ou barreiras para acolher o PPA.
Pesquisa Qualitativa para explorar as questões existentes:
- conhecer o perfil dos aposentados do instituto;
- conhecer as expectativas e demandas deles; e
- entender as necessidades a partir das experiências (e dificuldades) dos funcionários já aposentados [foram convidados os servidores aposentados há mais de cinco anos (através do contracheque do mês anterior; convite; site; cartazes)] (BASÍLIO, 2016, p. 05)
Entrevista Grupal:
- Onde foram abordadas 3 (três) questões:
- Como vocês vivenciaram este período da aposentadoria?
- Vocês acham que se tivessem participado de um programa como esse, a vivência da aposentadoria seria diferente?
- O ITAPREVI (instituição pesquisada pela autora) teria alguma contribuição a oferecer neste período? Como? (BASÍLIO, 2016, p. 05)
ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
Após o resultado da pesquisa: adicionar e subtrair alguns dos temas; adaptar o formato do curso ao perfil dos servidores municipais (dos funcionários). (BASÍLIO, 2016, p. 05)
IMPLEMENTAÇÃO DO P.P.A.
O modelo do PPA: é informativo e reflexivo; a ordem das temáticas também seguirão este modelo informativo e reflexivo. Serão iniciados com os assuntos informativas e quando o grupo tiver mais afinidade serão trabalhados os temas reflexivos. (BASÍLIO, 2016, p. 06)
ESTRUTURA DO PPA
No primeiro curso foi
oferecida 30 (trinta) vagas, contando com as desistências, a turma fica entre 20 a 25 pessoas.
As aulas são quinzenais, com duração média de 3 horas e meia (13:30 às 17:00 horas) e em
cada aula são apresentados 2 (dois) temas. (BASÍLIO, 2016, p. 05-06)
No curso são realizados 10 encontros que discutirão assuntos relacionados à
aposentadoria apresentados pelos monitores do Programa e pela coordenação da equipe
técnica, são eles (BASÍLIO, 2016, p. 05-06):
- Sensibilização – equipe interna
- Aposentadoria: etapa de grandes possibilidades;
- Planejamento de vida;
- Lazer e tempo livre;
- Atividades físicas e promoção da saúde;
- Alimentação saudável e qualidade de vida;
- Legislação, previdência e processo de aposentadoria;
- Planejamento financeiro;
- Empreendedorismo;
- Pensando o voluntariado;
- Lidando com emoções e sentimentos;
- Convivência familiar;
- Sexualidade e envelhecimento
- Cuidando da saúde na maturidade;
- Resgate de potencialidades (artes, músicas, teatro)
- Espiritualidade;
- Encerramento - equipe interna.
- No intuito de aproximar o grupo também será criado um grupo na rede social (facebook ou WhatsApp) (BASÍLIO, 2016, p. 05-06)
PARCERIAS PARA DESENVOLVER AS AÇÕES DO P.P.A.
Para realização deste trabalho contaram coma a participação:
- Das secretarias municipais de saúde e educação: que cede alguns funcionários para palestrar
- Com empresa privada: que presta assessoria ao instituto.
- A equipe interna: é composta com dois monitores fixos com formação em Serviço Social (BASÍLIO, 2016, p. 06)
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Aplicação de um instrumento
para avaliar cada módulo apresentado:
- em relação, ao domínio da temática pelo palestrante,
- aplicabilidade,
- clareza e
- propostas de melhorias. (BASÍLIO, 2016, p. 07)
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Fonte:
BASÍLIO, Isis Lira. O Trabalho do Assistente Social no Regime Próprio de Previdência Social: em sua dimensão educativa. II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <http://www.cressrj.org.br/site/wp-content/uploads/2016/05/027.pdf>. Acessoem: 07 de abril de 2018.

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